Romancista Conceição Evaristo participa de roda de conversa em São Luís

Os ludovicenses amantes da literatura terão uma oportunidade ímpar nesta semana, em São Luís. A romancista, poeta e ensaísta Conceição Evaristo estará terça-feira, 04, em uma roda de conversa no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), às 19h, para dialogar com professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com o público da ilha.

O evento, parte do projeto Literatura na EJA – parceria entre a Fundação Vale e a Secretaria de Educação de São Luís –, traz a escritora que já trabalhou na rede pública de ensino do Rio de Janeiro, e, na ocasião, irá expor o processo de criação de seu livro “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”, e sobre os ecos da leitura da obra entre os professores. No livro é possível encantar-se com a força, sabedoria, afetos e reflexões que constituem o imaginário e enfrentamentos das mulheres, sobretudo negras, ao longo de suas histórias de vida e construção da autonomia.

“A nossa escrevivência não é para adormecer os da casa grande, e sim para incomodá-los em seus sonos injustos.” (Conceição Evaristo)

Quem é Conceição Evaristo?

A escritora, nascida em Belo Horizonte, em 1946, mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-RJ, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense(UFF), com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros, Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.

Participante ativa dos movimentos de enfrentamento ao racismo e de valorização da cultura negra em nosso país, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. A escritora participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Seus contos vêm sendo estudados em universidades brasileiras e do exterior.

EJA: Literatura na Alfabetização – Seminário

A Fundação Vale atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA) buscando apoiar, potencializar e fortalecer projetos e práticas que tenham como meta ampliar a escolaridade e a cidadania, na perspectiva da inclusão educacional, nos territórios em que a Vale está presente.

O projeto “EJA: literatura na alfabetização”, tem como objetivo formar professores com foco na alfabetização e na promoção da leitura. É composto por 4 formações de 8 horas cada, encontros com escritores, um seminário e disponibilização de livros.

Deixe um comentário