20 rolês acessíveis e imperdíveis em São Luís do Maranhão

20 rolês acessíveis em São Luís

Curtir a cidade é interessante. Curtir a cidade, gastando pouco, é mais interessante ainda! Confira nossas dicas de passeios bons e baratos

1. Ir com uma galera pro Mangue Seco

Uma ótima opção para curtir as belezas naturais da ilha é juntar uma turma e ir até o Mangue Seco. Uma praia linda e, na maior parte do tempo, deserta, espera por você!

2. Comer mocotó na Madre Deus e ficar pro samba

O bairro mais boêmio da cidade te convida a se sentir um ludovicense raiz. São vários barzinhos e quiosques do Largo do Caroçudo que servem deliciosos pratos como mocotó e sarrabulho. Aos fins de semana, o samba rola solto entre as ruas da Madre.

3. Assistir aos clássicos no Cine Praia Grande

Para os cinéfilos, a dica é passar pela sala do Cine Praia Grande, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. A programação é repleta de clássicos do cinema e lançamentos prestigiados da sétima arte. Mais informações na página do cine.

4. Aproveitar pra passar no Mercado das Tulhas e Nauro Machado

Desbrave a Praia Grande! O bairro está cheio de praças, ruas e bares dignos de cenário de filme. A sugestão é passear no finalzinho da tarde. As opções de lanches em trailers e restaurantes e bares também são várias, e vale a pena desbravar.

5. Dançar reggae agarradinho no Bar do Nelson

São Luís é a capital do reggae, e faz jus a isso. Pegue seu par e vá dançar as melhores pedras coladinho no Bar do Nelson, que fica na Av. Litorânea, de frente para o mar.

6. Fazer um piquenique e (tentar) ser fitness na Reserva do Itapiracó

Localizada no Turu, a Reserva do Itapiracó é um ótimo espaço para quem quer curtir a natureza e ter hábitos de vida saudáveis. O local ganhou recentemente um complexo de lazer com praças, campos de futebol, quadras e parquinhos.

7. Fazer feira no Mercado Central e dar de pau num mocotó ou sarrabulho

Voltamos ao lance do mocotó. É que esse pratão, que varia entre R$ 10 e R$ 15, enche mesmo os olhos dos maranhenses. E o gostinho é ainda melhor quando a gente saboreia o prato no Mercado Central depois de ter feito aquela feira consistente. Se você quer conhecer uma cidade de verdade, conheça os mercados!

8. Entrar no universo paralelo das lanchonetes do Cohatrac

Quem é do Cohatrac sabe: às vezes o caminho das lanchonetes do bairro pode ser sem volta. E as opções são em conta! Vale a pena tirar uma noite para entrar nesse universo paralelo e degustar deliciosos “podrões”, os lanches carregados de bacon, ovos, calabresa e tudo aquilo que a gente jura que só vai comer uma vez por mês.

9. Encarar as famosas choperias de São Luís

Quem não conhece o Kabão, Marcelo ou Gaiolão, pelo menos de nome? Ok, é um rolê para os corajosos. Mas vale a pena passar nas choperias com os amigos de vez em quando e dançar um brega arrochado. Não nos responsabilizamos pelas ressacas.

10. Passear com a família ou com o paquerinha na Feirinha São Luís

O passeio de domingo já tem dia e lugar: domingo, na Feirinha São Luís. O espaço é montado na Praça Benedito Leite, e conta semanalmente com o melhor da culinária, artesanato, e manifestações culturais maranhenses.

11. Curtir reggae e samba na Fonte do Ribeirão

Quer curtir samba e reggae num cenário histórico de São Luís? Todas as noites de quinta, tem Samba na Fonte do Ribeirão, e, aos domingos, a banda Soul Reggae agita o espaço. O rolê pode ser acompanhado pelo delicioso hambúrguer artesanal da Burgernight. Vale a visita!

12. Ver o pôr do sol da Gonçalves Dias

Virou clichê, mas que clichê lindo! Ver o por do sol de uma das praças mais belas da ilha, com vista para a ponte do São Francisco e Beira Mar, é sempre de tirar o fôlego. Para quem curte esportes radicais, como skate, a praça também é um ótimo local para praticar.

13. Comer caranguejo toc-toc e peixada na Litorânea ou Ponta D’Areia

Talvez esse seja o passeio mais caro da nossa lista, mas vale a pena tirar um dia do fim de semana para visitar a ampla gama de bares da Litorânea e saborear os melhores frutos do mar e peixes, e aproveitar para pegar uma onda na praia!

14. Andar à Rua Grande de cabo a rabo e comprar mimos baratinhos

A Rua Osvaldo Cruz, popularmente conhecida como Rua Grande, fica localizada no centro e é um dos principais centros comerciais da ilha. Quem nunca se embrenhou por entre as lojinhas e vielas que cortam a rua, precisa ter essa experiência! As opções vão desde lojas de departamento até atacadões de roupas e cosméticos e lojinhas de chineses.

15. Conferir o acervo musical do Bar do Léo

Léo é um bar que cura, já dizia Bruno Batista. O grande acervo de CDs e fitas cassete atribuem ao local o status de verdadeiro museu da música. O bar fica localizado na Feira do Vinhais, Rua Tarquínio Lopes, 46, e vale a visita.

16. Assistir a um jogo no Bar do Fla (e não precisa ser Flamengo)

Os amantes de futebol já possuem lugar certo para vibrar com as partidas: o Bar do Fla, localizado na Refesa. Reúna uma galera em dia de jogo, vista a camisa do seu time e acompanhe a transmissão dos principais jogos do Brasileiro!

17. Conhecer a história do Maranhão através de museus e igrejas da cidade

São Luís possui um acervo digno de museus e igrejas responsáveis por mostrar a história do estado. Dentre eles, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a Igreja da Sé ganham destaque. As visitações são gratuitas, e vale a pena conferir de perto.

18. Sambar até furar o chão aos sábados na Feira da Praia Grande

São Luís também faz jus ao ziriguidum. Temos uma forte raiz no samba, e as inúmeras rodas provam isso. Todo sábado tem gente fazendo uma boa farra na Feira da Praia Grande!

19. Dar um rolê universitário e sair com o pé cheio de lama do Bambu Bar

Universitários, uni-vos! Quem tem um espírito mais aventureiro e jovem precisa ir ao Bambu Bar, localizado no bairro do Sá Viana, pelo menos uma vez na vida. O acesso é através da Universidade Federal do Maranhão. As atrações são as quintas de reggae e as sextas mix.

20. Tomar sorvete na Elefantinho

A sorveteria Elefantinho, localizada no Canto da Fabril, é uma das mais tradicionais da ilha. Fundado em 1975, o local conta com vários sabores da terra que dão água na boca, como jaca, cajá, sapoti e bacuri.

Estas são algumas sugestões, das várias atrações que a ilha tem para você. Vale a pena conferir!

Lista publicada em O Imparcial, no dia 29/09/17

Deixe um comentário