Escritor Ale Santos participa de conversa sobre empoderamento negro nas redes sociais, em São Luís

O empoderamento de narrativas negras periféricas nas redes sociais é tema de uma conversa aberta com o escritor paulista Ale Santos, conhecido também no Twitter por seu user Savagefiction, em São Luís. O evento ocorre no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) nesta quarta-feira, dia 28, a partir das 19h, e é gratuito.

Além de escritor, Ale Santos é também pesquisador e mídia ativista. Ele conta, de forma acessível e descomplicada, histórias de luta sobre o povo negro. Suas threads no Twitter, com informações e causos que vão de civilizações africanas – como a matança histórica no Congo pelos Belgas – a líderes que lutaram contra a escravidão no Brasil – como Benedito Meia-Légua – chegam milhares de usuários das redes, fazendo assim com que as mídias sociais se tornem uma importante ferramenta para difundir conhecimento e mobilizar a população contra o racismo.

Veja também a agenda cultural da semana em São Luís

Alê é também colunista da Vice e escreve para Muito Interessante e Super Interessante. Produz conteúdos e histórias para games e é consultor de entretenimento estratégico, gamificação e storytelling interativo. “Alê Santos faz uso notável das redes sociais para contar histórias ocultadas e é impressionante o alcance dessas histórias, que tocam milhões de pessoas. Nesse ano em que celebramos a grandeza do negro na cultura, nesse mês da Consciência Negra, tê-lo aqui para conversar com os maranhenses sobre o que move seu trabalho, sobre novas frentes de combate ao racismo pela difusão de conhecimento histórico faz muito sentido”, destaca Paula Porta, curadora e diretora do CCVM.

Deixe um comentário